Operação Água Branca

Água Branca, São Paulo - SP

2007

500.000 m²

EMURB - Prefeitura de São Paulo

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Para melhor contextualização, o conjunto de obras previstas no Plano Urbanístico foi dividido em cinco sub-áreas específicas de intervenção: A, B, C, D e E com características similares.


Como o bairro possuía muitos atrativos, tais como: o Terminal da Barra Funda, a presença de estabelecimentos como a Universidade UNINOVE, SESC, SENAC, o Espaço das Américas, a Casa de Shows Vila Country, entre outros; além de equipamentos como o Memorial da América Latina, as dificuldades de circulação e acesso provocavam ocorrências diárias de engarrafamentos ao longo das ruas principais, especialmente nos horários de maior movimento.


As metas a serem alcançadas pelas intervenções previstas são:


  • Promover a integração dos grandes equipamentos públicos da região: Parque de Exposições da Água Branca, Memorial da América Latina e Terminal Intermodal da Barra Funda, priorizando a circulação de pedestres hoje massificada;
  • Criação de praça linear ao longo do leito carroçável.

Abertura de via entre a av. Francisco matarazzo e a rua tagipuru para veículos e pedestres possibilitando a interligação do fluxo viário entre a rua ministro godoi com o terminal da barra funda e o memorial da américa latina.


Esta intervenção facilitará a circulação de pedestres entre o terminal da barra funda e o parque da água branca.

  • Remodelação paisagistica e ampliação da praça existente na saída sul do terminal barra funda, entre as ruas professor wilfrides alves de lima e dep. Salvador ulianelli, permitindo uma circulação mais confortável entre o terminal barra funda, os estabelecimentos prestadores de serviços e os equipamentos culturais existentes no entorno.

A rua dep. Salvador julianelli será desativada para permitir a ampliação da praça.


  • Abertura de sistema viário entre a av. Francisco matarazzo e a av. Auro de moura andrade cruzando rua tagipuru, possibilitando o transito de pedestres e veículos entre o parque da agua branca e o terminal barra funda, estabelecido uma importante ligação entre os bairros de perdizes, pompéia e barra funda.

  • Abertura de sistema viário e prolongamento da rua dona germaine buchard entre a rua tagipuru e a av. Dr. Auro soares de moura andrade.
  • Alargamento dos passeios e reformulação paisagistica da rua tagipuru visando a melhoria das condições de conforto e percurso para dois fluxos de pedestres:

O primeiro do terminal da barra funda, no sentido oeste, para o shopping west plaza, sociedade esportiva palmeiras, centro de comércio e serviços da rua turiassú, av. Pompéia e etc.


O segundo no sentido leste do terminal barra funda com destino a uninove, senac, sesc e o centro de comércio e serviços da rua cardoso de almeida, entre outros.


  • Alargamento dos passeios e reformulação paisagística da av. Dr. Auro soares de moura andrade visando a melhoria das condições de conforto e segurança para o significativo fluxo de pedestres, que parte do terminal da barra funda no sentido oeste com destino a rua pedro machada, shopping west plaza, sociedade esportiva parmeiras, centro de comércio e serviços da av. Antártica, rua turiassu e av. Pompéia e o centro empresarial price warehouse.

  • Confluência das ruas dr. Adolpho pinto, fuad nautel e tagipuru para qual se pretende a reconfiguração geométrica do sitema viário, incluindo o alargamento dos passeios, implantação de áreas ajardinadas, arborizadas, visando melhoria das condições da circulação de veículos e travessias de pedestres.
  • Implantação de vias laterais e retornos sob o viaduto pompéia.

O objetivo das intervençôes é tornar o novo traçado viário um elemento de ligação entre os bairros da pompéia, lapa e perdizes.


Abertura de via lateral do viaduto pompéia, entre a av. Francisco matarazzo e o prolongamento da av. Dr. Auro soares de moura andrade, incluindo tratamento paisagístico nos baixos do viaduto pompéia.


Readequação geométrica de via existente na lateral do viaduto pompéia, entre a rua carlos vicari e o prolongamento da av. Dr. Auro soares de moura andrade.


Construção de alça de retorno nos baixos do viaduto poméia, interligando a via a ser construída e a outra a ser readequada.


  • Alargamento dos passeios e reformulação paisagística da rua joaquim ferreira. Implantação de calçadas verdes e arborizadas ao longo do trecho.
  • Alargamento dos passeios e reformulação paisagística da av. Santa marina e da rua carlos vicari.
  • Realinhamento geométrico da av. Santa marina e da rua carlos vicari.


  • Ampliação da largura dos passeios para no mínimo 3,50m, visando a melhoria das condições de circulação e segurança de pedestres, considerando os fluxos gerados entre os pontos de desembarque do sistema público de transporte e os estabelecimentos e equipamentos pretadores de serviços com elevada atratividade para os pedestres.
  • Alargamento dos passeios e reformulação paisagística da rua carlos vicari.


Realinhamento geométrico da av. Santa marina e rua carlos vicari.


Ampliação da largura dos passeios para no mínimo de 3,50m, visando a melhoria das condições de circulação e segurança de pedestres, considerando os fluxos gerados entre os pontos de desembarque do sistema público de transportes e os estabelecimentos prestadores de serviços com elevada atratividade para pedestres.

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