Intervenção Canela

Canela - RS

2006

50.000 m²

Prefeitura da cidade de Canela

  • detalhe
  • detalhe
  • detalhe
  • detalhe

Proposta de intervenção contendo uma nova Praça e um novo Portal para a cidade de Canela, RS.


Foi feito em co-autoria com Ana Cecília de Arruda Campos, Rogerio Batagliesi e Antonio Malicia. Adota-se o partido de concepção de uma identidade para Canela.

Esta identidade não se referencia à atual situação ambiental e visa, a partir de uma linguagem contemporânea, criar um vocabulário que apresente a cidade com uma iconografia compatível com o futuro desejável. As intervenções levaram em conta a integração parcial das diferentes necessidades. Valorizaram-se as muitas riquezas naturais da região de entorno. A madeira, a água e o basalto, trabalhados de forma contemporânea, buscam refletir estes aspectos.

A Praça foi concebida com a idéia principal de convívio e funcionalidade. O projeto surgiu de formas geométricas traçadas a partir de pontos de vista principais reforçando e destacando seus componentes mais importantes.


Os espaços projetados são multifuncionais, permitindo sua reorganização à medida que as necessidades se alteram. Poucos elementos, que se repetem e assumem novas funções objetivam desafogar os espaços públicos.

Para criar o Portal, optou-se por fugir ao portal escultórico expressando a força da natureza local com um caráter lúdico através de um grande lago, com a pista de automóveis passando no meio onde o edifício de apoio parece flutuar.


Como elos de ligação entre os pontos de interveção, foram propostos os parque lineares com pistas de bicicleta que protegem cursos d´água e associações vegetais remanescentes.

rua itamirindiba 30  são paulo  sp  11 3813 2067  elzaniero@terra.com.br | oitentaedois