Parque da Prefeitura de São Caetano – Chico Mendes

2010

150.000 m²

  • detalhe
  • detalhe
  • detalhe
  • detalhe
  • detalhe

Este projeto sintetiza e reflete a dinâmica da paisagem na qual uma cidade moderna como São Caetano está inserida. Ele foi concebido através de um projeto existente. A reforma era necessária pois os equipamentos existentes e a configuração atual do Parque não atendiam às necessidades dos usuários.

A nossa proposta então foi totalmente direcionada ao conforto do usuário e à possibilidade de frequentar um lugar que permitisse desde à fruição até aos esportes mais radicais, como corrida e bicicletas.

Um dos objetivos principais desse projeto é justamente o de obter a retirada dos muros e grades promovendo assim uma unidade na composição plástica das fachadas fronteiriças ao Parque, o que vai permitir também que o processo se irradie por todo o bairro.

Integramos todos os caminhos para criar um circuito que possibilitasse caminhadas e corridas por todo o parque através de pisos drenantes e no centro do parque, uma esplanada para receber shows e manifestações pacíficas.

Equipamentos para ginástica para pessoas da terceira idade, salas de artes, playground, está tudo contemplado no parque, assim como decks em frente ao lago para lazer de todas as idades.

Novos terrenos foram incorporados ao parque, como o antigo Tiro de Guerra da cidade que foi transformado em salas de lazer e múltiplos usos e também a área de lanchonete, reformada e ampliada, exigindo uma interligação harmoniosa entre os novos setores e o parque.

O Parque apresenta uma massa arbórea significativa, a qual será mantida e incorporada ao novo desenho do Parque.

Jatos d´água fazem a ligação de um lago com o outro na esplanada, com a possibilidade de interação da água com os frequentadores do Parque. Eles foram pensados para criar uma conexão entre os lagos tornando-se assim um espaço lúdico que atrai adultos e crianças.

O Chiquinho, o Parque anexo, foi integrado com a área principal e reformado com a troca de pisos, a introdução de decks e áreas contemplativas.

Além de tudo, introduzimos e restauramos a vegetação tropical de forma que tudo parecesse que essa vegetação sempre estivesse lá.

A idéia de construir uma nova paisagem para o Parque é o início de um processo cujos fatos resumirão um modelo de constituição de espaço urbano bem gerenciado por essa administração e serão reconhecidos como ganhos reais pela população.

rua itamirindiba 30  são paulo  sp  11 3813 2067  elzaniero@terra.com.br | oitentaedois